Proteção

Caneta tira riscos realmente funciona?

Publicado em 28 de junho de 2024

Risquinhos na pintura do carro são o pesadelo de todo motorista. Além de comprometer a estética do veículo, diminuir seu valor e até mesmo afetar a lataria, esses danos podem ser difíceis e caros de remover. 

É aí que surge a promessa da caneta tira riscos, um produto que se popularizou nos últimos anos, mas que gera dúvidas sobre sua real eficácia.

Será que a caneta tira riscos realmente funciona? A seguir, confira a resposta e qual a solução ideal para o seu carro. 

O que é a caneta tira riscos? 

A caneta tira riscos, também conhecida como caneta para retoque de pintura, se apresenta como uma solução rápida e prática para eliminar aqueles pequenos risquinhos que tanto te incomodam. 

Caneta tira riscos funciona? 

A verdade é que a caneta tira riscos funciona, mas de forma limitada. Ela pode ser útil para disfarçar superficialmente alguns tipos de riscos, como aqueles finos e rasos causados por unhas, galhos de árvores ou fricção leve. 

No entanto, existem diversas razões pelas quais ela deve ser considerada sua última opção:

  • Resultados variáveis: A qualidade do resultado final depende de diversos fatores, como a qualidade da caneta, a técnica de aplicação e a severidade do risco. Ou seja, não há garantia de um bom resultado, e você pode acabar gastando tempo e dinheiro à toa.
  • Riscos profundos: A caneta não tem o poder de preencher ou eliminar arranhões que penetram na camada de base da pintura, expondo a lataria do carro. Nesses casos, apenas um reparo profissional por um funileiro poderá resolver o problema.
  • Áreas desbotadas: A caneta não restaura a cor original da pintura desbotada pelo sol ou outros fatores. Se o seu objetivo é recuperar o brilho e a cor vibrante do seu carro, polimento profissional ou repintura são as únicas opções eficazes.
  • Risco de danos: O uso inadequado da caneta pode causar manchas, marcas ou até mesmo piorar o risco original. Aplicar a tinta de forma incorreta ou em um tipo de risco inadequado pode levar a um resultado ainda mais indesejável.
  • Solução paliativa: A caneta tira riscos é apenas uma solução temporária e superficial. Ela não resolve o problema da raiz, que é a presença de riscos na pintura do seu carro. Com o tempo, os riscos voltarão a aparecer, e você terá que refazer a aplicação da caneta, o que pode levar a um acúmulo de camadas e um aspecto artificial da pintura.

Alternativas eficazes para remover riscos na pintura do veículo

Se você busca uma solução realmente eficaz e duradoura para os riscos na pintura do seu carro, existem alternativas muito mais confiáveis que a caneta tira riscos:

  • Polimento profissional: Um profissional experiente pode realizar o polimento da pintura para remover riscos superficiais e restaurar o brilho original do seu carro. Essa é uma opção mais segura e com resultados previsíveis, ideal para recuperar a beleza do seu veículo sem danificar a pintura.
  • Repintura: Em casos de danos mais severos, a repintura da área afetada é a única solução que garante um resultado impecável e duradouro. Essa é a opção ideal para restaurar a estética original do seu carro, especialmente se você pretende vendê-lo no futuro.
  • Kits de reparo de pintura: Para pequenos reparos em casa, kits mais completos oferecem ferramentas e produtos específicos para resultados mais precisos e profissionais do que a caneta tira riscos.

Portanto, cuidado ao procurar por soluções milagrosas para reparar danos ao seu veículo. Como explicamos, a caneta tira riscos é uma solução temporária e que pode gerar ainda mais problemas à pintura do seu carro. 

Antes de tomar qualquer decisão sobre como remover os riscos da pintura do seu carro, consulte um profissional especializado em pintura automotiva

Ele poderá avaliar o tipo e a severidade dos riscos, indicar a melhor solução para o seu caso e realizar o reparo com qualidade e garantia.

Receba novidades no seu email

Cadastre-se para receber dicas e conteúdos úteis.

Newsletter