Quem gosta de deixar o carro com aparência de novo sabe que os pneus fazem toda a diferença no visual final. E quando o assunto é brilho e acabamento, os produtos conhecidos como “pretinho para pneus” são indispensáveis. Mas você sabia que existem duas versões principais: o pretinho molhado e o pretinho seco?
Neste artigo, vamos explicar a diferença entre pretinho molhado e seco, mostrar quando usar cada um e quais os efeitos que cada tipo proporciona nos pneus.
O que é pretinho automotivo?
O “pretinho” é um produto condicionador desenvolvido para restaurar a aparência dos pneus, protegendo contra o ressecamento, rachaduras e agressões externas, como sol, chuva, lama e poluição. Além da proteção, ele também melhora o visual, deixando os pneus com aspecto renovado.
Diferença entre pretinho molhado e seco
1. Pretinho molhado
É o tipo mais tradicional e conhecido. Proporciona um acabamento com brilho intenso, dando aos pneus aquele efeito de “molhado” recém-aplicado. Como por exemplo o Shiny Vonixx ou Reflect Zacs.
Características:
Quando usar:
2. Pretinho seco
Também conhecido como “acabamento acetinado” ou “fosco”. É indicado para quem prefere um visual mais discreto, limpo e natural nos pneus. Um dos mais usados no mercado automotivo é o Revox e o Evoblack.
Características:
Quando usar:
Dica extra: como aplicar o pretinho corretamente
Conclusão
A escolha entre pretinho molhado ou seco depende do efeito visual desejado e do uso do carro. Para quem busca brilho intenso e impacto visual, o pretinho molhado é a melhor escolha. Já para quem prefere um acabamento mais natural e limpo por mais tempo, o pretinho seco é ideal.